Em uma instituição de ensino que se propõe a ser
reflexiva, a construção da autonomia docente se
entrelaça com a capacidade de investigar a própria
prática, fomentando um ciclo contínuo de
aperfeiçoamento profissional. Assinale a alternativa
que descreve corretamente como esse processo se
manifesta no contexto escolar.
a) O desenvolvimento da autonomia profissional se dá
por meio da participação dos professores em cursos
de formação continuada, que, desvinculados da
realidade escolar, visam à atualização teórica e
metodológica, sem necessariamente implicar em
mudanças na prática docente.
b) Os professores, nesse ambiente, são encorajados a
questionar suas ações, analisar criticamente os
resultados e buscar soluções inovadoras para os
desafios encontrados, contribuindo para a construção
de um ambiente escolar mais dinâmico e responsivo
às necessidades dos alunos.
c) A autonomia docente se consolida através da
aplicação rigorosa de métodos tradicionais de
ensino, priorizando a memorização e a repetição
como pilares da aprendizagem, garantindo assim a
uniformidade e a padronização dos processos
educativos.
d) A escola reflexiva promove a autonomia docente ao
delegar aos professores a total liberdade para definir
seus métodos de ensino, independentemente de
qualquer planejamento ou alinhamento com os
objetivos pedagógicos da instituição, valorizando a
individualidade e a livre expressão.