Projetos educativos como o National Science
Education Standards (National Research Council,
1996) e conferências internacionais como a
Conferência Mundial sobre a Ciência para o Século
XXI (Declaração de Budapeste, 1999), mostram a
necessidade de uma formação científica que permita
aos cidadãos participar na tomada de decisões, em
assuntos que se relacionam com a ciência e
tecnologia.
Fonte: CACHAPUZ, Antonio; CARVALHO, Anna Maria
Pessoa de; GIL-PÉREZ, Daniel. A necessária
renovação do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez,
2005.
De acordo com o texto, é possível inferir que:
✂️ a) somente com a posse de profundos conhecimentos
específicos, como os que têm os especialistas num
determinado campo, é que é permitido a adoção de
decisões adequadas. ✂️ b) as pessoas que não são especialistas pouco
contribuem para as questões mais democráticas,
haja vista, ser necessário um nível de conhecimento
muito elevado. ✂️ c) a participação na tomada de decisões, necessita por
parte dos cidadãos, a vinculação de um mínimo de
conhecimentos específicos, perfeitamente acessível
a todos. ✂️ d) somente cientistas bem informados são capazes de
promover ações em prol do meio ambiente.