O artigo "A Educação Física Escolar e LDB:
assumindo a responsabilidade na aplicação das leis
10.639/03 e 11.645/08", discute o papel da Educação
Física Escolar na implementação das Leis 10.639/03
e 11.645/08. Considerando o texto, marque (V), para
as afirmativas verdadeiras, e (F), para as falsas.
(__) O artigo aborda a lacuna percebida na aplicação
das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que obrigam o estudo
da história e cultura afro-brasileira e indígena no
currículo escolar. Embora priorizem áreas como
Educação Artística, Literatura e História, a Educação
Física é frequentemente excluída desse enfoque,
apesar de sua potencial relevância na promoção da
diversidade e no combate às desigualdades. (__) O texto questiona a percepção de que a
Educação Física estaria "distante" dos conteúdos
das leis. Argumenta-se que, com abordagens
pedagógicas multiculturais, a Educação Física pode
contribuir significativamente para a desconstrução
de discursos hegemônicos, trabalhar questões de
identidade e diversidade e promover uma educação
alinhada à equidade racial e cultural. (__) O autor critica a exclusão da Educação Física
das áreas prioritárias na aplicação das leis. Ele
defende que essa disciplina deve assumir
responsabilidade no cumprimento dessas diretrizes,
explorando sua conexão com temas como identidade
cultural, história e diversidade. Isso envolveria
reavaliar o papel da Educação Física como uma
ferramenta educativa no combate às desigualdades e
na construção de uma sociedade mais inclusiva.
(__) O texto argumenta que a Educação Física, com
abordagens multiculturais, não tem potencial
significativo para tratar dessas temáticas e promover
a diversidade cultural e a inclusão social.
A sequência está correta em:
✂️ a) F − F − V − F. ✂️ b) V − V − V − F. ✂️ c) F − F − V − V. ✂️ d) V − F − F − V.