Questões Pedagogia

Um grupo de Supervisores de Ensino, ao orientar as escolas da Diretoria de Ensino a res...

Responda: Um grupo de Supervisores de Ensino, ao orientar as escolas da Diretoria de Ensino a respeito de atitudes que podem prevenir problemas disciplinares (Stainback, 1999), enfatizou a importância de


1Q10044 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Um grupo de Supervisores de Ensino, ao orientar as escolas da Diretoria de Ensino a respeito de atitudes que podem prevenir problemas disciplinares (Stainback, 1999), enfatizou a importância de

I. dispor os móveis e equipamentos de sala de aula de forma que o professor tenha visão rápida da turma para detectar quando os alunos precisam de ajuda e que padrões de interação social ocorre entre eles.
II. ter como objetivo aumentar o tempo do aluno na tarefa.
III. envolver o aluno em tarefas relacionadas a coisas de seu interesse; a partir daí, estimulá-lo a descobrir novas informações, idéias e conceitos próprios de uma maneira estruturada e a compartilhar suas informações com os colegas.
IV. propor atividades, em maior número, a serem realizadas individualmente, para que o aluno possa testar suas próprias habilidades e ampliá-las, para sentir-se à altura do grupo.
V. adotar, na classe, uma atitude de estímulo para que cada aluno divida com o professor a responsabilidade de atingir seu objetivo de aprendizagem, o que pode fazer muito para concentrar sua atenção na aula.

Está de acordo com as estratégias apresentadas em Stainback (1999) o contido apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

A questão aborda estratégias para prevenir problemas disciplinares em sala de aula, conforme Stainback (1999). É importante analisar cada afirmativa para verificar sua conformidade com as práticas recomendadas.

I. Dispor móveis e equipamentos para que o professor tenha visão rápida da turma é uma estratégia válida para monitorar o comportamento dos alunos e intervir precocemente, o que está de acordo com as orientações de Stainback.

II. Ter como objetivo aumentar o tempo do aluno na tarefa é uma estratégia clássica para manter o engajamento e reduzir comportamentos inadequados, também alinhada com as práticas preventivas.

III. Envolver o aluno em tarefas relacionadas a seus interesses e estimulá-lo a descobrir e compartilhar informações promove maior motivação e participação, o que contribui para a prevenção de problemas disciplinares.

IV. Propor atividades em maior número para serem realizadas individualmente não é uma estratégia recomendada por Stainback para prevenção de problemas disciplinares, pois o isolamento pode reduzir a interação social e o engajamento coletivo.

V. Adotar uma atitude de estímulo para que o aluno compartilhe com o professor a responsabilidade pelo aprendizado é uma prática que favorece a concentração e o comprometimento do aluno, conforme indicado por Stainback.

Portanto, as afirmativas I, II, III e V estão corretas, enquanto a IV não está de acordo com as estratégias apresentadas. Isso confirma que a alternativa correta é a letra d.

Checagem dupla confirma que a alternativa d) é a única que inclui as afirmativas corretas e exclui a IV, que não está alinhada com as estratégias de Stainback para prevenção de problemas disciplinares.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.