Um grupo de Supervisores de Ensino, ao orientar as escolas da Diretoria de Ensino a res...
Responda: Um grupo de Supervisores de Ensino, ao orientar as escolas da Diretoria de Ensino a respeito de atitudes que podem prevenir problemas disciplinares (Stainback, 1999), enfatizou a importância de
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)
A questão aborda estratégias para prevenir problemas disciplinares em sala de aula, conforme Stainback (1999). É importante analisar cada afirmativa para verificar sua conformidade com as práticas recomendadas.
I. Dispor móveis e equipamentos para que o professor tenha visão rápida da turma é uma estratégia válida para monitorar o comportamento dos alunos e intervir precocemente, o que está de acordo com as orientações de Stainback.
II. Ter como objetivo aumentar o tempo do aluno na tarefa é uma estratégia clássica para manter o engajamento e reduzir comportamentos inadequados, também alinhada com as práticas preventivas.
III. Envolver o aluno em tarefas relacionadas a seus interesses e estimulá-lo a descobrir e compartilhar informações promove maior motivação e participação, o que contribui para a prevenção de problemas disciplinares.
IV. Propor atividades em maior número para serem realizadas individualmente não é uma estratégia recomendada por Stainback para prevenção de problemas disciplinares, pois o isolamento pode reduzir a interação social e o engajamento coletivo.
V. Adotar uma atitude de estímulo para que o aluno compartilhe com o professor a responsabilidade pelo aprendizado é uma prática que favorece a concentração e o comprometimento do aluno, conforme indicado por Stainback.
Portanto, as afirmativas I, II, III e V estão corretas, enquanto a IV não está de acordo com as estratégias apresentadas. Isso confirma que a alternativa correta é a letra d.
Checagem dupla confirma que a alternativa d) é a única que inclui as afirmativas corretas e exclui a IV, que não está alinhada com as estratégias de Stainback para prevenção de problemas disciplinares.
A questão aborda estratégias para prevenir problemas disciplinares em sala de aula, conforme Stainback (1999). É importante analisar cada afirmativa para verificar sua conformidade com as práticas recomendadas.
I. Dispor móveis e equipamentos para que o professor tenha visão rápida da turma é uma estratégia válida para monitorar o comportamento dos alunos e intervir precocemente, o que está de acordo com as orientações de Stainback.
II. Ter como objetivo aumentar o tempo do aluno na tarefa é uma estratégia clássica para manter o engajamento e reduzir comportamentos inadequados, também alinhada com as práticas preventivas.
III. Envolver o aluno em tarefas relacionadas a seus interesses e estimulá-lo a descobrir e compartilhar informações promove maior motivação e participação, o que contribui para a prevenção de problemas disciplinares.
IV. Propor atividades em maior número para serem realizadas individualmente não é uma estratégia recomendada por Stainback para prevenção de problemas disciplinares, pois o isolamento pode reduzir a interação social e o engajamento coletivo.
V. Adotar uma atitude de estímulo para que o aluno compartilhe com o professor a responsabilidade pelo aprendizado é uma prática que favorece a concentração e o comprometimento do aluno, conforme indicado por Stainback.
Portanto, as afirmativas I, II, III e V estão corretas, enquanto a IV não está de acordo com as estratégias apresentadas. Isso confirma que a alternativa correta é a letra d.
Checagem dupla confirma que a alternativa d) é a única que inclui as afirmativas corretas e exclui a IV, que não está alinhada com as estratégias de Stainback para prevenção de problemas disciplinares.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários