A análise psicológica para a elaboração de um Modelo de Plano Curricular proposta por C...
Responda: A análise psicológica para a elaboração de um Modelo de Plano Curricular proposta por Coll (1994) apresenta dois princípios gerais que impregnam o Modelo analisado. Tomados em conjunto, estes princ...
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Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)
A questão aborda a análise psicológica para a elaboração de um Modelo de Plano Curricular segundo Coll (1994), que enfatiza uma concepção construtivista de aprendizagem escolar. Essa concepção valoriza a atividade mental do aluno como base para o desenvolvimento pessoal e para a intervenção pedagógica.
O princípio central do construtivismo é que o aluno constrói seu conhecimento a partir das experiências vividas, e o papel do professor é criar condições para que esses esquemas de conhecimento sejam ricos e corretos. Isso implica um planejamento cuidadoso do que ensinar, quando e como ensinar, além de como e quando avaliar o aprendizado.
A alternativa b) reflete exatamente essa ideia, pois destaca a necessidade de planejamento e criação de condições para que o aluno construa seu conhecimento de forma adequada, alinhando-se com a concepção construtivista defendida por Coll.
As outras alternativas apresentam interpretações incorretas ou incompletas, como a ideia de pouca intervenção do professor (a), não intervenção (c), foco apenas na interatividade com conteúdo pré-definido (d), ou avaliação externa e média intervenção (e), que não correspondem à proposta construtivista integral de Coll.
Portanto, a alternativa b) é a correta, pois contempla a concepção construtivista da intervenção pedagógica que planeja o ensino e a avaliação para favorecer a construção do conhecimento pelo aluno.
A questão aborda a análise psicológica para a elaboração de um Modelo de Plano Curricular segundo Coll (1994), que enfatiza uma concepção construtivista de aprendizagem escolar. Essa concepção valoriza a atividade mental do aluno como base para o desenvolvimento pessoal e para a intervenção pedagógica.
O princípio central do construtivismo é que o aluno constrói seu conhecimento a partir das experiências vividas, e o papel do professor é criar condições para que esses esquemas de conhecimento sejam ricos e corretos. Isso implica um planejamento cuidadoso do que ensinar, quando e como ensinar, além de como e quando avaliar o aprendizado.
A alternativa b) reflete exatamente essa ideia, pois destaca a necessidade de planejamento e criação de condições para que o aluno construa seu conhecimento de forma adequada, alinhando-se com a concepção construtivista defendida por Coll.
As outras alternativas apresentam interpretações incorretas ou incompletas, como a ideia de pouca intervenção do professor (a), não intervenção (c), foco apenas na interatividade com conteúdo pré-definido (d), ou avaliação externa e média intervenção (e), que não correspondem à proposta construtivista integral de Coll.
Portanto, a alternativa b) é a correta, pois contempla a concepção construtivista da intervenção pedagógica que planeja o ensino e a avaliação para favorecer a construção do conhecimento pelo aluno.
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