Identifique, nas alternativas a seguir, aquela que reúne todas as posições defendidas p...
Responda: Identifique, nas alternativas a seguir, aquela que reúne todas as posições defendidas por La Taille (1998) a respeito de concepções que fundamentam ações pedagógicas que favorecem o desenvolvimento...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
A alternativa a) está correta porque reflete as ideias defendidas por La Taille (1998) sobre o desenvolvimento infantil. Segundo ele, as crianças possuem saberes ingênuos, ou seja, concepções próprias e espontâneas sobre o mundo, que são fundamentais para o processo de aprendizagem. Essas concepções não devem ser desconsideradas, mas sim valorizadas como ponto de partida para a construção do conhecimento científico.
Além disso, La Taille destaca que as crianças não são passivas ou desinteressadas; pelo contrário, elas criam suas próprias interpretações do mundo, que variam conforme seu estágio de desenvolvimento. Isso implica que as ações pedagógicas devem respeitar e partir dessas concepções para favorecer o desenvolvimento cognitivo.
Fazendo uma segunda análise, as outras alternativas apresentam incorreções. A alternativa b) enfatiza a maturação biológica como fator central, o que não é a posição principal de La Taille, que valoriza mais as concepções da criança e a interação com o conhecimento.
A alternativa c) afirma que obras literárias são impróprias para o ensino infantil, o que contraria a visão de que a cultura deve ser acessível e adaptada para as crianças.
A alternativa d) defende a substituição dos saberes ingênuos pelo saber científico, o que vai contra a valorização das concepções infantis.
Por fim, a alternativa e) sugere aproximar a cultura da criança, e não a criança da cultura, o que não está alinhado com a perspectiva de La Taille, que enfatiza a importância de partir do universo da criança para introduzir a cultura.
Portanto, a alternativa a) é a que reúne corretamente as posições defendidas por La Taille sobre as concepções que fundamentam ações pedagógicas para o desenvolvimento infantil.
A alternativa a) está correta porque reflete as ideias defendidas por La Taille (1998) sobre o desenvolvimento infantil. Segundo ele, as crianças possuem saberes ingênuos, ou seja, concepções próprias e espontâneas sobre o mundo, que são fundamentais para o processo de aprendizagem. Essas concepções não devem ser desconsideradas, mas sim valorizadas como ponto de partida para a construção do conhecimento científico.
Além disso, La Taille destaca que as crianças não são passivas ou desinteressadas; pelo contrário, elas criam suas próprias interpretações do mundo, que variam conforme seu estágio de desenvolvimento. Isso implica que as ações pedagógicas devem respeitar e partir dessas concepções para favorecer o desenvolvimento cognitivo.
Fazendo uma segunda análise, as outras alternativas apresentam incorreções. A alternativa b) enfatiza a maturação biológica como fator central, o que não é a posição principal de La Taille, que valoriza mais as concepções da criança e a interação com o conhecimento.
A alternativa c) afirma que obras literárias são impróprias para o ensino infantil, o que contraria a visão de que a cultura deve ser acessível e adaptada para as crianças.
A alternativa d) defende a substituição dos saberes ingênuos pelo saber científico, o que vai contra a valorização das concepções infantis.
Por fim, a alternativa e) sugere aproximar a cultura da criança, e não a criança da cultura, o que não está alinhado com a perspectiva de La Taille, que enfatiza a importância de partir do universo da criança para introduzir a cultura.
Portanto, a alternativa a) é a que reúne corretamente as posições defendidas por La Taille sobre as concepções que fundamentam ações pedagógicas para o desenvolvimento infantil.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários