Questões Pedagogia

Analise os seguintes fundamentos sobre avaliação. I. Valorização de indí...

Responda: Analise os seguintes fundamentos sobre avaliação. I. Valorização de indícios que revelem o desenvolvimento dos alunos, sob qualquer ângulo. II. O referencial assenta-se nos cr...


1Q10075 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Analise os seguintes fundamentos sobre avaliação.

I. Valorização de indícios que revelem o desenvolvimento dos alunos, sob qualquer ângulo.
II. O referencial assenta-se nos critérios de excelência em cada fragmento do conhecimento, mesmo que para poucos, ao invés de conhecimentos básicos para todos.
III. Permite disponibilizar ao professor e equipe escolar informações precisas sobre os processos de aprendizagem dos alunos.
IV. Relação professor/aluno baseada em apoio e parceria.
V. A progressão continuada sugere menor investimento no ensino do que a idéia de promoção automática o faz.

Incorporam-se à concepção de progressão continuada exposta na obra: A construção da Proposta Pedagógica da Escola, da SEE/SP/CENP, 2000, apenas as contidas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)

A progressão continuada é uma concepção pedagógica que valoriza o desenvolvimento do aluno em diferentes aspectos, não apenas a memorização ou o domínio de conteúdos específicos. O item I está correto porque destaca a valorização dos indícios que revelam o desenvolvimento dos alunos sob qualquer ângulo, o que é uma característica da avaliação formativa e da progressão continuada.

O item II está incorreto porque a progressão continuada não se baseia em critérios de excelência para poucos, mas sim em conhecimentos básicos para todos, garantindo que todos os alunos avancem com o mínimo necessário para acompanhar o ensino.

O item III está correto, pois a avaliação na progressão continuada fornece informações precisas para o professor e a equipe escolar sobre os processos de aprendizagem, permitindo intervenções pedagógicas adequadas.

O item IV também está correto, pois a relação professor/aluno na progressão continuada é baseada em apoio e parceria, promovendo um ambiente colaborativo para o aprendizado.

O item V está incorreto, pois a progressão continuada não sugere menor investimento no ensino; pelo contrário, ela requer acompanhamento contínuo e apoio pedagógico, diferentemente da promoção automática, que apenas avança o aluno sem garantir aprendizado.

Portanto, apenas os itens I, III e IV refletem a concepção de progressão continuada conforme a obra citada, confirmando o gabarito oficial e a resposta mais marcada, que é a alternativa c).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.