Analise os seguintes fundamentos sobre avaliação. I. Valorização de indí...
Responda: Analise os seguintes fundamentos sobre avaliação. I. Valorização de indícios que revelem o desenvolvimento dos alunos, sob qualquer ângulo. II. O referencial assenta-se nos cr...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)
A progressão continuada é uma concepção pedagógica que valoriza o desenvolvimento do aluno em diferentes aspectos, não apenas a memorização ou o domínio de conteúdos específicos. O item I está correto porque destaca a valorização dos indícios que revelam o desenvolvimento dos alunos sob qualquer ângulo, o que é uma característica da avaliação formativa e da progressão continuada.
O item II está incorreto porque a progressão continuada não se baseia em critérios de excelência para poucos, mas sim em conhecimentos básicos para todos, garantindo que todos os alunos avancem com o mínimo necessário para acompanhar o ensino.
O item III está correto, pois a avaliação na progressão continuada fornece informações precisas para o professor e a equipe escolar sobre os processos de aprendizagem, permitindo intervenções pedagógicas adequadas.
O item IV também está correto, pois a relação professor/aluno na progressão continuada é baseada em apoio e parceria, promovendo um ambiente colaborativo para o aprendizado.
O item V está incorreto, pois a progressão continuada não sugere menor investimento no ensino; pelo contrário, ela requer acompanhamento contínuo e apoio pedagógico, diferentemente da promoção automática, que apenas avança o aluno sem garantir aprendizado.
Portanto, apenas os itens I, III e IV refletem a concepção de progressão continuada conforme a obra citada, confirmando o gabarito oficial e a resposta mais marcada, que é a alternativa c).
A progressão continuada é uma concepção pedagógica que valoriza o desenvolvimento do aluno em diferentes aspectos, não apenas a memorização ou o domínio de conteúdos específicos. O item I está correto porque destaca a valorização dos indícios que revelam o desenvolvimento dos alunos sob qualquer ângulo, o que é uma característica da avaliação formativa e da progressão continuada.
O item II está incorreto porque a progressão continuada não se baseia em critérios de excelência para poucos, mas sim em conhecimentos básicos para todos, garantindo que todos os alunos avancem com o mínimo necessário para acompanhar o ensino.
O item III está correto, pois a avaliação na progressão continuada fornece informações precisas para o professor e a equipe escolar sobre os processos de aprendizagem, permitindo intervenções pedagógicas adequadas.
O item IV também está correto, pois a relação professor/aluno na progressão continuada é baseada em apoio e parceria, promovendo um ambiente colaborativo para o aprendizado.
O item V está incorreto, pois a progressão continuada não sugere menor investimento no ensino; pelo contrário, ela requer acompanhamento contínuo e apoio pedagógico, diferentemente da promoção automática, que apenas avança o aluno sem garantir aprendizado.
Portanto, apenas os itens I, III e IV refletem a concepção de progressão continuada conforme a obra citada, confirmando o gabarito oficial e a resposta mais marcada, que é a alternativa c).
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários