Nas discussões estratégicas das empresas acerca de seus
posicionamentos no mercado e concorrência, está presente a
relação entre inovação e organizações. A geração de ideias de
novos procedimentos e produtos constitui-se hoje em uma
ferramenta essencial para o melhor desempenho das
organizações – criatividade. Os modelos de cultura organizacional
subsidiam e inspiram a criação de ambientes culturais
inovadores.
Acerca dos modelos de cultura organizacional, assinale a opção
que caracteriza o modelo proposto por Hofstede.
✂️ a) A cultura organizacional se estrutura em três níveis: artefatos,
normas e valores, e crenças e suposições. ✂️ b) A cultura organizacional se expressa por meio do código de
ética, da declaração da visão, missão e dos valores da
organização, dos seus slogans, e pelo comportamento da
empresa e de seus colaboradores. ✂️ c) Organiza os componentes culturais como uma pirâmide, onde
os valores estão na parte de baixo, configurando as
estruturas bases da cultura, e na parte de cima os heróis, os
símbolos e os rituais, criados a partir dos valores. ✂️ d) Organiza os componentes culturais organizacionais em
camadas como uma cebola, onde os símbolos, os rituais e os
heróis estão nas camadas mais externas, mais fáceis de
observar, enquanto os valores estão no centro. ✂️ e) Realiza a cultura organizacional como um iceberg em que a
parte visível, é o que expressamente manifesto de forma
concreta, como a forma de organizar os objetos; na parte
inferior, as mais difíceis de identificar, como as decorrências,
e aspectos sociológicos e psicológicos.