Para Lemos e Gaudio (2018), “o texto das publicações empresariais
em geral adota o modelo americano de notícia, procurando
concentrar-se em fatos e dados e ocultar a existência do
narrador”. Por isso,
a) para garantir atenção e relevância, os conteúdos do jornalismo
empresarial devem ser bem estruturados e,
preferencialmente, breves, com termos familiares e de fácil
compreensão para o público-alvo.
b) se o texto for escrito para um veículo impresso, deve ser
estruturado sob forma de pirâmide deitada com as respostas
das perguntas tradicionais: o que, quem, como, quando, onde
e por quê distribuídas ao longo do texto.
c) o uso de parágrafos longos, preferencialmente com orações na
voz passiva e discurso indireto para as falas dos entrevistados,
contribui para a respeitabilidade do veículo empresarial junto
ao público interno.
d) o texto deve ser escrito em primeira pessoa, de modo que o
formato subjetivo de notícia transmita ao leitor credibilidade,
porque ele saberá, exatamente, sob que ponto de vista os
fatos e dados estão sendo apresentados.
e) independentemente do meio de veiculação – impresso,
audiovisual ou digital – o texto terá as mesmas características
formais e seu conteúdo refletirá unicamente os interesses da
empresa.