Q1009182 | Pedagogia, Classe A, DPERO, FGV, 2025O protagonismo juvenil não corresponde a uma modalidade complementar de educação, nem deve ser entendida como espécie de apêndice do ensino para preencher lacunas advindas de quaisquer tipos de dificuldades no processo educativo. RONDÔNIA. Referencial curricular para o ensino médio de Rondônia. Porto Velho: Secretaria de Estado da Educação, 2021. A partir do trecho acima, depreende-se a posição tomada pelo referencial curricular de Rondônia relativamente à concepção de protagonismo juvenil. Assinale a opção que exemplifica uma ação que não corresponde à concepção do documento. a) Projeto de intervenção social idealizado e executado por alunos com foco em questões ambientais. b) Criação de um coletivo estudantil que organiza debates e define suas pautas sobre diversidade e inclusão. c) Oficina facultativa em desenvolvimento de projeto de vida, com aulas ministradas por psicólogos e pedagogos. d) Organização de um festival cultural no qual os estudantes discutem as atrações, os temas e a logística. e) Grupo de alunos que elabora um jornal independente para discutir desafios da juventude contemporânea. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro