Texto associado. Texto para a questão.
Práticas de aventura e esportes sobre rodas
Em uma aula de práticas corporais voltadas para a aventura, o docente notou que numerosos discentes estavam concentrados unicamente na execução técnica das atividades, sem entender as distinções entre modalidades como o skate, o parkour ou o mountain bike. Com o intuito de proporcionar uma aprendizagem mais relevante, o docente optou por destinar tempo à análise das origens culturais, dos propósitos e das particularidades técnicas de cada prática, empregando vídeos, narrativas e discussões. Além disso, procurou integrar à rotina as aulas de contextualização cultural, técnica e histórica de cada prática; empregar recursos audiovisuais e iniciativas de debate para ampliar a compreensão dos estudantes; criar atividades que vinculem as modalidades às suas raízes culturais e valores sociais; e fomentar rodas de conversa nas quais os estudantes compartilhem suas vivências e conheçam as diversidades entre as modalidades.
Com o intuito de aprimorar a compreensão das distinções entre
as modalidades, o docente incentiva a realização de projetos de
pesquisa e a promoção de rodas de conversa acerca das origens
culturais, narrativas e valores intrínsecos a cada prática. Neste
contexto, indique a opção que demonstra o benefício dessa
estratégia para o progresso da aprendizagem:
✂️ a) ignora as diferenças culturais, focando somente na execução
motora. ✂️ b) promove o protagonismo dos discentes e a formação de
significados, valorizando saberes culturais e sociais. ✂️ c) dminui a complexidade do conteúdo ao simplificar as
modalidades esportivas. ✂️ d) focaliza unicamente ações de elevada intensidade, sem
explorar as origens culturais. ✂️ e) realiza atividades isoladas, desprovidas de relação com o
conteúdo técnico ou social das práticas.