Texto associado. Texto para a questão.
Práticas de aventura e esportes sobre rodas
Em uma aula de práticas corporais voltadas para a aventura, o docente notou que numerosos discentes estavam concentrados unicamente na execução técnica das atividades, sem entender as distinções entre modalidades como o skate, o parkour ou o mountain bike. Com o intuito de proporcionar uma aprendizagem mais relevante, o docente optou por destinar tempo à análise das origens culturais, dos propósitos e das particularidades técnicas de cada prática, empregando vídeos, narrativas e discussões. Além disso, procurou integrar à rotina as aulas de contextualização cultural, técnica e histórica de cada prática; empregar recursos audiovisuais e iniciativas de debate para ampliar a compreensão dos estudantes; criar atividades que vinculem as modalidades às suas raízes culturais e valores sociais; e fomentar rodas de conversa nas quais os estudantes compartilhem suas vivências e conheçam as diversidades entre as modalidades.
O docente igualmente programou a utilização de recursos
audiovisuais e a realização de atividades de debate para ampliar a
compreensão dos estudantes. Indique a opção que evidencia o
principal benefício dessa abordagem para o processo de
aprendizado:
✂️ a) promover a retenção de manobras técnicas. ✂️ b) incentivar uma perspectiva unidimensional, concentrando-se
exclusivamente na técnica. ✂️ c) ampliar a compreensão do conteúdo, vinculando as técnicas
às suas narrativas, origens culturais e valores sociais. ✂️ d) estimular a execução mecânica, dispensando a necessidade
de análise cultural. ✂️ e) substituir as atividades práticas por debates teóricos.