Texto associado. Texto para a questão.
Esportes de combate
O Professor João tem se dedicado a ensinar a seus estudantes diversas modalidades de esportes de combate, tais como capoeira, judô, aikido e jiu-jítsu. Em uma aula, constatou-se a presença de um conjunto de estudantes que evidenciou dificuldades em absorver a essência cultural e as particularidades inerentes a cada modalidade esportiva, além de manifestarem resistência em participar de atividades que exigiam contato físico, em decorrência de inseguranças. Além disso, o Professor buscou transmitir técnicas específicas de algumas dessas artes marciais, contudo, constatou que diversos estudantes estavam mais concentrados na execução técnica do que na apreensão do contexto cultural, histórico e nas distinções entre as modalidades.
Levando em conta que o Professor João visa provocar nos
estudantes a compreensão das distinções culturais, históricas e
técnicas entre os esportes de combate, assinale a opção que
representa a estratégia pedagógica apropriada ao conteúdo
relacionado a esses esportes:
✂️ a) instruir sobre as técnicas específicas de cada modalidade, o
que, consequentemente, fomentará o interesse pela prática e
pelo contexto cultural e histórico associado. ✂️ b) desenvolver a contextualização cultural e histórica de cada
modalidade esportiva, estabelecendo relações com as
vivências culturais dos estudantes. ✂️ c) concentrar-se na execução de atividades físicas e métodos
específicos, o que possibilitará debates acerca da origem das
modalidades. ✂️ d) empregar vídeos explicativos das modalidades considerando
seus aspectos técnicos, minimizando atividades que
envolvam interação física e exercício motor. ✂️ e) dotar de prioridade a competição entre os discentes,
resultando em questões culturais pertinentes às
modalidades.