Texto associado. Texto para a questão.
Esportes de combate
O Professor João tem se dedicado a ensinar a seus estudantes diversas modalidades de esportes de combate, tais como capoeira, judô, aikido e jiu-jítsu. Em uma aula, constatou-se a presença de um conjunto de estudantes que evidenciou dificuldades em absorver a essência cultural e as particularidades inerentes a cada modalidade esportiva, além de manifestarem resistência em participar de atividades que exigiam contato físico, em decorrência de inseguranças. Além disso, o Professor buscou transmitir técnicas específicas de algumas dessas artes marciais, contudo, constatou que diversos estudantes estavam mais concentrados na execução técnica do que na apreensão do contexto cultural, histórico e nas distinções entre as modalidades.
Com base nas vivências do Professor João, indique a opção que
mais adequadamente ilustra a sinergia entre os aspectos
técnicos, culturais e sociais das modalidades de esportes de
combate:
a) dar precedence ao ensino de técnicas particulares de cada
modalidade, em detrimento da promoção de debates acerca
de suas origens culturais ou de seu impacto social.
b) concentrar-se na execução de competências físicas, levando
em conta sua relevância no contexto social dos estudantes.
c) fomentar iniciativas práticas juntamente a discussões que
investiguem as origens, os valores e a relevância social de
cada modalidade de esporte de combate.
d) priorizar a inclusão de atividades culturais relacionadas aos
esportes de combate, visando à simplificação do ensino
técnico.
e) empregar inicialmente técnicas de forma isolada, e, em
seguida, fomentar sua interação com os aspectos sociais de
cada modalidade esportiva.