Gabarite Questões
Gabarite Questões
InícioQuestõesSimuladosProvasMapasApostilas
Mais
FlashcardsMateriaisDicasNotíciasDisciplinasAssuntosCargosBancasÓrgãos
🚀 Planos
Entrar

ID: 1010256•
Psicologia•
Transtornos do Humor•
CESPE CEBRASPE•
Polícia Federal•
Psicólogo Organizacional•
2025

Em relação a terceira idade e saúde mental, psicoterapia e teorias psicoterápicas, julgue o item que se segue.

Resposta alostática à adversidade e alterações neurológicas associadas à idade constituem fatores causais de depressão em idosos.

Questões Relacionadas

ID: 1010219•
Psicologia•
Transtornos do Humor•
CESPE CEBRASPE•
Polícia Federal•
Psicólogo Clínico•
2025

No que se refere à psicopatologia, julgue o item a seguir.

Humor disfórico, aumento de apetite e sonhos desagradáveis são sintomas que podem estar presentes na abstinência de estimulantes.

ID: 1010218•
Psicologia•
Transtornos do Humor•
CESPE CEBRASPE•
Polícia Federal•
Psicólogo Clínico•
2025

No que se refere à psicopatologia, julgue o item a seguir.

O transtorno disruptivo da desregulação de humor é marcado por explosões de raiva recorrentes e graves, e o primeiro diagnóstico não deve ser feito antes de o paciente completar 6 anos de idade.

ID: 1010100•
Psicologia•
Transtornos do Humor•
CESPE CEBRASPE•
Polícia Federal•
Médico Psiquiatra•
2025

Paciente de 38 anos de idade, secretária-executiva, solteira, atendida em primeira consulta, queixa-se de burnout, descrevendo sobrecarga de trabalho nos últimos 6 meses, sensação de cansaço, desmotivação, tristeza, ansiedade, irritabilidade, alteração do sono e do apetite há cerca de 1 mês. Refere ter solicitado férias, dada a dificuldades de ir ao trabalho e de se concentrar. Relata angústia e pensamentos de que a vida não vale mais a pena e que não quer ser um peso na vida de ninguém. Reporta preocupação de sua família, que a aconselhou que procurasse apoio profissional. Nega uso/abuso de etílicos ou outras SPA. Sem história familiar de quadros psiquiátricos. Ao exame, apresenta bom aspecto geral, orientada, discurso coerente, hipotimia, ansiedade, pensamento lógico e conteúdo pessimista, sem sintomas produtivos. O médico apresenta proposta de tratamento e agenda retorno.

Com base no caso clínico hipotético precedente, julgue o item seguinte.

A associação de antidepressivo a terapia psicanalítica constitui tratamento de primeira linha para o caso descrito.

Gabarite Questões

A plataforma completa com simulados, mapas mentais e questões comentadas para garantir sua vaga.

Plataforma

  • Início
  • Sobre nós
  • Contato
  • Planos
  • Entrar
  • Recuperar senha
  • Cadastrar

Conteúdo

  • Simulados
  • Provas
  • Mapas Mentais
  • Material grátis
  • Apostilas
  • Dicas
  • Notícias

Questões

  • Todas
  • Por Disciplina
  • Por Assunto
  • Por Cargo
  • Por Banca
  • Por Órgão

PLANO PREMIUM

Milhares de questões comentadas em texto ou vídeo, mapas mentais e apostilas para download.

© 2010-2026 Gabarite Questões.

Termos de UsoPrivacidade
Notificações

Suas atualizações recentes

Nenhuma notificação.