Segundo Alves (2010), a Libras e a Língua Portuguesa devem se constituir, para o estudante surdo, como
línguas de instrução, portanto o acesso a ambas deve ocorrer de forma simultânea. O Atendimento
Educacional Especializado (AEE) tem um papel fundamental nesse processo, elaborando um plano de
trabalho que envolva os conteúdos curriculares e realizando pesquisas sobre o assunto a ser estudado, uma
vez que sua ação se dá a partir dos contextos de aprendizagem definidos pelo professor da sala de aula
regular.
Para que isso aconteça é preciso, segundo Damázio (2007, apud ALVES, 2010) que o AEE envolva
momentos didáticos-pedagógicos bem definidos e atividades relacionadas a esses momentos.
Nessa perspectiva, relacione as colunas I e II:
Coluna I
1. AEE em Libras
2. AEE de Libras
3. AEE de língua portuguesa
Coluna II
( ) Exploração do conteúdo em Libras.
( ) Ensino das estruturas gramaticais próprias a um sistema
linguístico de natureza visual-motora.
( ) Processo de letramento, textos que promovam a leitura e
interpretação e a escrita.
( ) Retomada das ideias essenciais, avaliando durante o
processo o plano de atendimento do estudante com surdez.
A sequência correta de associação entre as colunas é
✂️ a) 2, 1, 3, 1 ✂️ b) 1, 2, 3, 2 ✂️ c) 2, 1, 2, 2 ✂️ d) 1, 2, 3, 1