O Decreto no 5.626/2005 (BRASIL, 2005), que regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, propõe o ensino de Libras e o ensino da modalidade escrita
da língua portuguesa, como segunda língua para alunos
surdos. O Decreto no 7.611/2011 propõe promover um
conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucional e continuamente no
AEE (Atendimento Educacional Especializado). Se uma
criança surda chega à escola sem saber Libras a escola
deve (assinale a alternativa correta):
Marque a única sequência correta:
✂️ a) promover o ensino de Libras pelo tradutor/interprete de Libras, em uma perspectiva dialógica,
funcional e instrumental no AEE (Atendimento
Educacional Especializado) realizado dentro da
sala de aula ou em salas especiais. ✂️ b) Promover o ensino de Libras por meio do professor de Libras, em uma perspectiva dialógica, funcional e instrumental, como atividades no AEE
(Atendimento Educacional Especializado), no
mesmo turno da escolarização, porém, em salas
especiais. ✂️ c) Encaminhar para o AEE (Atendimento Educacional Especializado) e também para salas de recursos, para o aprendizado da Libras com o professor
bilingue em uma perspectiva dialógica, funcional
e instrumental, em turno distinto ao da escolarização. ✂️ d) Encaminhar para o AEE (Atendimento Educacional Especializado), para o aprendizado da Libras
por meio do tradutor/intérprete em uma perspectiva dialógica, funcional e instrumental, em turno
distinto ao da escolarização.