Um dos mais importantes marcos da história da
Educação de Surdos e da história das línguas de sinais
no mundo foi o Congresso de Milão de 1880. Evento
que reuniu educadores e especialistas, em sua maioria
ouvinte, e se discutiu sobre os rumos da educação das
pessoas surdas. As resoluções definidas a partir desse
Congresso impactaram negativamente a educação e a
forma de comunicação e expressão dos surdos de todo
o mundo.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as
definições estabelecidas nesse Congresso.
✂️ a) Definiu-se que o método oral (oralismo), com o
emprego da oralização e da leitura labial, seria
o melhor a ser adotado para a educação de
surdos. ✂️ b) Definiu-se que o método bimodal (bimodalismo), com o emprego simultâneo de gestos
e da fala, seria uma alternativa secundária ao
oralismo puro, podendo esse ser adotado na
educação de surdos. ✂️ c) Definiu-se que o método bilíngue (bilinguismo),
que considera a língua de sinais como língua
natural dos surdos, seria o mais adequado a ser
empregado na educação dessas pessoas. ✂️ d) Definiu-se que o melhor a ser adotado na
educação de surdos seria um método intuitivo
baseado na associação da fala, da escrita e dos
gestos, expondo os surdos desde cedo à essas
três formas de comunicação. ✂️ e) Definiu-se que, em razão da falta de livros
didáticos suficientes para a educação de surdos, seria dever dos professores desenvolver e
publicar os materiais necessários para o ensino
do oralismo e das línguas de sinais.