Assinale a alternativa que indica corretamente a
educação que é pauta determinante nos Movimentos
Surdos Nacionais e que faz parte do ideário “a educação
que nós surdos queremos” de 1999 até os dias atuais.
✂️ a) Educação Inclusiva: um modelo educacional
que garante o acesso, a participação e a aprendizagem de todos os estudantes, independente
de suas particularidades, diferenças, condições
e necessidades. Na inclusão de alunos surdos
na rede regular de ensino, geralmente, a Libras
é entendida como recurso de acessibilidade e
a presença do intérprete educacional em sala é
um fator indispensável. ✂️ b) Educação Especial: é oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para estudantes com deficiência, transtorno globais do
desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Também é transversal a todas as etapas e deve ser prevista no projeto político-pedagógico de cada unidade escolar. Considera
os alunos conforme suas potencialidades, ajudando-os a superar barreiras no aprendizado. ✂️ c) Educação Democrática: um modelo de educação onde os estudantes são os protagonistas.
Adecisão sobre o próprio aprendizado e sobre
a forma de atuação das escolas é o que caracteriza esse modelo educacional onde todos têm
o direito e o dever de participar nas decisões
sobre a escola. Todos são responsáveis solidários pelo destino e futuro da escola e comunidade escolar. ✂️ d) Educação Bilíngue: uma perspectiva de ensino
que transcende questões linguísticas. Para além
da Libras como L1 e como língua de instrução,
e da Língua Portuguesa na modalidade escrita
como L2, esse modelo de educação assegura o
encontro ‘surdo-surdo’ e um ambiente escolar
multilíngue e multicultural, geralmente garantindo o acesso, a permanência e o sucesso
escolar dos surdos. ✂️ e) Educação Construtivista: na educação construtivista, o conhecimento é construído pelo aluno
de forma ativa, ou seja, os estudantes não
recebem o conhecimento do professor ou do
ambiente escolar passivamente. Trabalhos coletivos são valorizados e cada aluno é entendido
como um sujeito único, com tempo específico
de aprendizado.