Mateus, professor surdo está desenvolvendo com sua classe de
alunos surdos, um projeto de aquisição da Libras, como língua de
instrução. Na atividade que apresentou aos alunos, o professor quer
estimular a evocação de sinais e a linguagem compreensiva em
nível de sentenças. Utilizou uma atividade intitulada Descubra a
figura , em que um dos alunos sorteia uma ficha e fornece
algumas informações para que os demais colegas evoquem o
sinal correspondente à figura sorteada. Ao ser sorteada a figura,
o aluno dá pistas por meio da utilização de Classificadores. Analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e
(F) para a falsa.
( ) Os classificadores são usados para especificar o movimento e
a posição de objetos ou para descrever o tamanho e a forma
destes.
( ) Nos sinais que utilizam classificadores a configuração de mão,
o movimento e a locação podem especificar atributos do
predicado e as qualidades de um referente.
( ) Os sinais que utilizam classificadores podem oferecer
características da pessoa e do animal, sem referências
específicas a objetos.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
✂️ a) V – V – V. ✂️ b) V – F – V. ✂️ c) V – V – F. ✂️ d) F – V – V. ✂️ e) F – F – V.