Roberta, que atualmente está com 15 anos de idade, é aluna
surda do 7º ano do Ensino Fundamental em uma Escola Bilíngue
para surdos. Filha de pais ouvintes passou por um processo de
aquisição da Libras, tardiamente.
Nos resultados de avaliação de linguagem foi observado que o
desempenho linguístico da aluna apresentava atraso na
compreensão e expressão por falta de input linguístico na Língua
de Sinais.
Assinale a opção que apresenta o contexto deste caso, em que a
aluna precisa receber input linguístico na Língua de Sinais.
✂️ a) Quando há professores surdos nativos na Língua de Sinais ou
professores ouvintes proficientes na Libras que estimulem o
seu uso constantemente, promovendo a interação com os
demais colegas surdos de classe. ✂️ b) Quando os pais e os familiares usam a Libras, no dia a dia,
estimulando seus filhos no processo de aquisição, assim
como a aceitação e fluência na Língua de Sinais. ✂️ c) Quando há professores surdos nativos na Língua de Sinais ou
professores ouvintes proficientes na Libras, preparados para
diagnosticar e tratar atrasos e alterações na linguagem. ✂️ d) Quando o fonoaudiólogo, profissional proficiente em Libras
tem preparo para diagnosticar, tratando atrasos e alterações
na linguagem de alunos surdos que são encaminhados ao seu
consultório. ✂️ e) Quando os familiares têm dificuldades de aceitarem a Libras,
buscando estimular o processo de aquisição da língua, que
deve ser aprendida gradativamente.