Os depoimentos de alunos surdos que passaram pelo ensino
regular sem uma metodologia específica mostram como eles se
sentem estrangeiros e marginalizados nessa situação (...)
STROBEL , Karin. As Imagens do Outro sobre a Cultura Surda . 2008.
Aos educandos surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva
sinalizante, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com
outras deficiências associadas, os sistemas de ensino devem
assegurar, em uma educação bilíngue para surdos,
✂️ a) materiais didáticos e professores bilíngues com formação e
especialização adequadas, em nível superior. ✂️ b) contratação e avaliação periódicas de professores e alunos,
sendo ouvidos as entidades representativas das pessoas
surdas e ouvintes. ✂️ c) materiais didáticos específicos para alunos surdos com altas
habilidades e professores com formação adequada, em nível
superior. ✂️ d) programas integrados de ensino e pesquisa para oferta de
educação escolar bilíngue especificamente para alunos surdos
sem outras deficiências associadas. ✂️ e) apoio técnico e financeiro no provimento da educação bilíngue
e intercultural.