“Ele usa muitos gestos e expressões que nos ajudam a entender e
assimilar cada sinal. No começo foi muito desafiador, pois ele não
fala nada, mas aos poucos fomos nos acostumando. Sem contar
que ele é muito engraçado e a aula fica leve e divertida”, afirmou
a estudante de hotelaria Célia Keiko, 34 anos, (...)”
BORGES , Fernanda. Professor surdo administra aulas de Libras para alunos ouvintes
em Goiás. G1 de Goiás..2014.
Assinale a opção que apresenta a ação que o aprendiz ouvinte
deve ter para evitar a oralização, quando ainda não tem o domínio
da LIBRAS.
✂️ a) Comunica que o erro sempre está presente, mas que o
contexto ajuda a perceber a intenção comunicativa. ✂️ b) Utiliza a comunicação por meio da datilologia, da escrita ou da
utilização de expressões faciais e/ou corporais a partir do
contexto. ✂️ c) Fixa o olhar na face do emissor da mensagem, pois é falta de
educação desviar o olhar. ✂️ d) Ao aprender uma segunda língua pode ter o suporte da
primeira para compreender e comparar as gramáticas. ✂️ e) Busca um convívio com os surdos para desenvolver a língua
oral e visual e ter um melhor desempenho linguístico.