Leia o texto a seguir.
No Atendimento Educacional Especializado para o trabalho
pedagógico com alunos surdos, destacam-se três momentos
didático-pedagógicos: Atendimento Educacional Especializado
em Libras, Atendimento Educacional Especializado para o ensino
de Libras e Atendimento Educacional Especializado para o ensino
da Língua Portuguesa.
DAMÁZIO, Mirlene Ferreira Macedo. Atendimento Educacional Especializado:
pessoas com surdez. Brasília: MEC/SEESP, 2007. p. 38-46
No momento do Atendimento Educacional Especializado
para o ensino de Libras,
✂️ a) todos os conhecimentos dos diferentes conteúdos
curriculares, são explicados em Libras por um
professor, sendo o mesmo preferencialmente surdo. ✂️ b) são trabalhadas as especificidades da Língua Portuguesa
para pessoas com surdez. Este trabalho é realizado todos
os dias para os alunos com surdez, à parte das aulas da
turma comum, por uma professora de Língua Portuguesa,
graduada nesta área, preferencialmente. ✂️ c) os alunos surdos terão acesso à informação de forma
auditiva, preferencialmente por um professor ouvinte,
favorecendo a compreensão e assimilação dos
conteúdos. ✂️ d) os alunos terão aulas de Libras, favorecendo o
conhecimento e a aquisição, principalmente de termos
científicos. Este trabalhado é realizado pelo professor
e/ ou instrutor de Libras (preferencialmente surdo), de
acordo com o estágio de desenvolvimento da Língua
de Sinais em que o aluno se encontra.