Em relação às práticas pedagógicas específicas
para o ensino bilíngue (Libras-Português) no contexto
educacional de alunos surdos, assinale a alternativa
que apresenta corretamente os desafios para garantir a aquisição da Língua Portuguesa como segunda
língua, considerando a complexidade do processo
de alfabetização em uma língua de modalidade
oral-auditiva.
✂️ a) O maior obstáculo está na ausência de um
ensino focado na oralidade do Português, o
que impede que os alunos surdos tenham
acesso pleno à estrutura da língua majoritária
e, consequentemente, limitem seu desenvolvimento linguístico e sua inclusão social. ✂️ b) O principal desafio reside na transposição da
estrutura gramatical da Libras para o Português
escrito, visto que a Libras é uma língua visual-espacial e o Português é uma língua oral-auditiva,
demandando estratégias pedagógicas que respeitem as diferenças entre essas modalidades,
com práticas que valorizem o ensino da escrita a
partir do uso da língua de sinais como base. ✂️ c) Um dos principais desafios é a falta de recursos
visuais adequados, como vídeos e materiais
pedagógicos em Libras, que dificulta o aprendizado do Português escrito, uma vez que as
práticas pedagógicas tradicionais se baseiam
em métodos oralistas, sem contemplar adequadamente a Língua Brasileira de Sinais. ✂️ d) O maior desafio está na resistência por partedas escolas em implementar práticas pedagógicas bilíngues efetivas, com a maioria dos profissionais priorizando a adaptação ao Português
em detrimento da Libras, além disso, ainda não
há políticas públicas suficientes que subsidiem
o ensino bilíngue no Brasil. ✂️ e) O processo de alfabetização em Língua Portuguesa é dificultado pela sobrecarga cognitiva,
uma vez que o aluno surdo precisa aprender
duas línguas ao mesmo tempo, sem que haja
uma distinção clara entre o momento de aprendizagem da Libras como primeira língua e o
momento de aquisição do Português, comprometendo seu desenvolvimento em ambas as
línguas.