Leia o trecho a seguir:
"A aquisição de linguagem em crianças surdas
depende, fundamentalmente, da exposição precoce a
uma língua de sinais, como a Libras, para garantir o
desenvolvimento cognitivo e linguístico pleno. Estudos
de Mayberry (When Timing Matters) demonstram que a
privação linguística nos primeiros anos de vida pode
causar atrasos significativos no desenvolvimento
cognitivo e socioemocional, ressaltando o papel crucial
da família e da comunidade na introdução da criança
surda à língua de sinais."
Com base no texto e nas discussões de Lillo-Martin
(The Bilingual Language Faculty) e Quadros (Aquisição
da Linguagem e Surdez), é correto afirmar que:
✂️ a) O desenvolvimento cognitivo de crianças
surdas ocorre independentemente da
exposição a uma língua de sinais, desde que
haja suporte oral adequado. ✂️ b) A aquisição tardia de uma língua de sinais não
interfere no desenvolvimento linguístico, pois
as habilidades cognitivas podem ser
compensadas em qualquer idade. ✂️ c) A exposição precoce à Libras é essencial para
o desenvolvimento cognitivo, e a ausência de
estímulos linguísticos nos primeiros anos de
vida pode gerar prejuízos irreversíveis. ✂️ d) O papel da família no desenvolvimento
linguístico de crianças surdas é secundário,sendo mais importante a atuação de
especialistas educacionais. ✂️ e) A introdução de uma língua de sinais deve ser
evitada até que a criança adquira habilidades
suficientes para aprender uma língua oral.