Segundo Brown (2006) e Harmer (1998), “registro”,
na linguagem e na comunicação, refere-se ao grau
de formalidade usado na fala ou escrita, conforme determinado pelo contexto social de uma interação. Um
professor decide usar o quadrinho com seus alunos de
língua estrangeira para trabalhar adequação de tipo de
registro e prepara para isso uma atividade comunicativa. Tal atividade encontra-se em:
✂️ a) Faça a tradução do quadrinho. Convide um(a) colega para fazer a comparação das traduções e verificar
em inglês e em português o nível de formalidade das
palavras usadas pelo menino. ✂️ b) Convide um par para ler o quadrinho. Discutam em
inglês o uso de língua inglesa feito pelo personagem
de 6 anos de idade. Proponham alterações na fala
desse personagem de modo a deixá-la adequada ao
contexto. ✂️ c) Com um(a) colega, leia o quadrinho, verifique as
dificuldades de vocabulário, use um dicionário
on-line para resolvê-las e faça uma lista classificando as palavras/expressões que considera
mais ou menos formais. ✂️ d) Trabalhem em pares. Leiam o quadrinho, verifiquem
no dicionário as palavras que são usadas em contextos formais, procurem sua pronúncia e procurem
reproduzir as falas da maneira mais próxima ao original. ✂️ e) Com um(a) colega, crie um quadro para apresentar
os substantivos, verbos e adjetivos encontrados nas
falas no quadrinho, e coloque as traduções dessas
palavras. Verifiquem em um dicionário o grau de formalidade das palavras que colocarem no quadro.