No que se refere à avaliação escolar e às suas implicações pedagógicas, julgue o próxim...
Responda: No que se refere à avaliação escolar e às suas implicações pedagógicas, julgue o próximo item. A avaliação não pode basear-se em dados secundários do ensino-aprendizagem, mas naquele...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
A avaliação escolar deve estar fundamentada em dados que sejam relevantes e diretamente relacionados ao processo de ensino-aprendizagem. Isso significa que ela precisa se basear em informações coletadas a partir das práticas educativas efetivamente aplicadas em sala de aula, e não em dados secundários ou indiretos que possam não refletir a realidade do aprendizado dos alunos.
Além disso, a avaliação deve estar alinhada com os objetivos e conteúdos definidos no planejamento pedagógico, que por sua vez são elaborados a partir de uma teoria pedagógica consistente. Essa conexão garante que a avaliação seja coerente e significativa, permitindo que os resultados reflitam verdadeiramente o desenvolvimento dos estudantes e possam orientar intervenções pedagógicas adequadas.
Portanto, a afirmação está correta ao destacar que a avaliação não pode se basear em dados secundários, mas sim naqueles definidos no planejamento e traduzidos em práticas educativas, garantindo a validade e a eficácia do processo avaliativo.
A avaliação escolar deve estar fundamentada em dados que sejam relevantes e diretamente relacionados ao processo de ensino-aprendizagem. Isso significa que ela precisa se basear em informações coletadas a partir das práticas educativas efetivamente aplicadas em sala de aula, e não em dados secundários ou indiretos que possam não refletir a realidade do aprendizado dos alunos.
Além disso, a avaliação deve estar alinhada com os objetivos e conteúdos definidos no planejamento pedagógico, que por sua vez são elaborados a partir de uma teoria pedagógica consistente. Essa conexão garante que a avaliação seja coerente e significativa, permitindo que os resultados reflitam verdadeiramente o desenvolvimento dos estudantes e possam orientar intervenções pedagógicas adequadas.
Portanto, a afirmação está correta ao destacar que a avaliação não pode se basear em dados secundários, mas sim naqueles definidos no planejamento e traduzidos em práticas educativas, garantindo a validade e a eficácia do processo avaliativo.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários