Em um ambiente de competitividade, os agentes precisam ser diferenciados para possuir vantagem. As diferenças entre os competidores de um negócio podem ser
preço, funções, utilização do tempo, vantagem da localização, ou a própria percepção do cliente em relação ao
seu produto ou serviço (imagem).
As organizações de saúde têm adotado estratégias básicas
que envolvem a liderança em custo, a diferenciação e os
nichos de mercado.
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de
estratégia competitiva em liderança de custos, diferenciação ou nicho de mercado.
✂️ a) Um Hospital da Mulher que centraliza o atendimento de
uma região formada por cinquenta municípios prestando serviços especializados em escala, com processos
padronizados e boa margem de negociação junto fornecedores está adotando uma estratégia de liderança
em custos. ✂️ b) Uma clínica de pequeno porte se especializou em otorrinolaringologia e oftalmologia há cerca de 20 anos
atrás. Atualmente, transformou-se em um hospital com
150 leitos, que é referência em atendimento nessa
área. Esse hospital especializado adotou uma estratégia de nicho. ✂️ c) Um hospital geriátrico preconizou em seu atendimento a hotelaria de alto padrão, oferecendo serviços personalizados para o paciente e seus acompanhantes. A estratégia competitiva desta organização
é a liderança em custos. ✂️ d) Determinada organização investiu seu capital na
montagem de uma rede de prontos socorros infantis
que contempla seis municípios vizinhos no interior
de São Paulo. Assim, trabalha com equipamentos e
profissionais especializados que seguem o mesmo
padrão de atendimento, de modo a suprir uma demanda crescente daquela região a preços mais competitivos. Essa organização investiu na liderança em
diferenciação. ✂️ e) Um hospital geral que centraliza o atendimento de
uma região detém um grande volume de atendimento
e conseguiu por meio da padronização de processos
melhorar a negociação com fornecedores. Dessa forma, tem obtido bons resultados financeiros por meio
da estratégia de nicho de mercado.