A Unesco, em 1958, considerava como alfabetizada a pessoa
capaz de ler e escrever um enunciado simples relacionado a sua
vida diária. Em 1978, a própria Unesco adotou os conceitos de
analfabetismo e analfabetismo funcional. Nesse sentido,
considera-se alfabetizada funcionalmente a pessoa que é capaz
de usar a leitura, a escrita e as habilidades matemáticas de modo
a responder às demandas de seu contexto social.
Sobre o tema, relacione as categorias de classificação de
alfabetização aos seus respectivos conceitos.
1. Analfabetismo.
2. Alfabetismo rudimentar.
3. Alfabetismo básico.
4. Alfabetismo pleno.
( ) Nesse nível conseguem ler e compreender textos de média
extensão, localizam informações, leem números na casa dos
milhões.
( ) Nessa categoria não realizam tarefas simples envolvendo a
leitura de palavras e frases, embora uma parte dessa
população seja capaz de identificar números familiares.
( ) Apresentam habilidade para localizar informação explícita em
textos curtos e conhecidos, ler e escrever números familiares
e realizar operações aritméticas simples.
( ) Pessoas sem restrições para ler e compreender: são capazes
de ler textos mais longos, relacionar suas partes, comprara e
interpretar informações , distinguir fatos de opiniões, realizar
inferências e sínteses.
Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a
ordem acima.
✂️ a) 3 – 1 – 2 – 4. ✂️ b) 3 – 2 – 1 – 4. ✂️ c) 2 – 1 – 4 – 3. ✂️ d) 2 – 3 – 1 – 4. ✂️ e) 4 – 1 – 2 – 3.