Texto associado. A práxis da orientação educacional é parte da ação pedagógica junto à comunidade escolar, com o grande objetivo de contribuir para resultados qualitativos na aprendizagem e na preservação dos direitos das crianças, dos adolescentes e dos estudantes adultos das escolas públicas, referendando a função social da escola. Para tanto, essa práxis identifica-se com a necessidade de articular-se, prioritariamente, ao trabalho de cunho coletivo e em parcerias dentro e fora da escola, com o desafio de dialogar e de se perceber em rede, por meio da especificidade de sua ação e função.
Orientação Pedagógica da Orientação Educacional na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal . Brasília: SEEDF, 2019 (com adaptações).
A partir dos conceitos presentes no texto acima, julgue o item. O serviço de orientação educacional, fundamentado em
uma abordagem histórico-cultural do desenvolvimento
humano, reconhece as reais necessidades educacionais
dos estudantes, tendo como referência seu contexto
socioeconômico. Essa premissa permite que a prática do
orientador educacional se constitua em práxis
pedagógica, isto é, uma prática que conduz a um
processo de conscientização que pode resultar em
transformação da realidade do estudante.
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