Texto associado. A práxis da orientação educacional é parte da ação pedagógica junto à comunidade escolar, com o grande objetivo de contribuir para resultados qualitativos na aprendizagem e na preservação dos direitos das crianças, dos adolescentes e dos estudantes adultos das escolas públicas, referendando a função social da escola. Para tanto, essa práxis identifica-se com a necessidade de articular-se, prioritariamente, ao trabalho de cunho coletivo e em parcerias dentro e fora da escola, com o desafio de dialogar e de se perceber em rede, por meio da especificidade de sua ação e função.
Orientação Pedagógica da Orientação Educacional na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal . Brasília: SEEDF, 2019 (com adaptações).
A partir dos conceitos presentes no texto acima, julgue o item. A atenção do serviço de orientação educacional da
escola está no ambiente educativo e social, em busca de
ressignificação e fortalecimento da identidade do
serviço, refletindo em novas possibilidades de
intervenções pedagógicas junto aos pares e ao coletivo
da escola. Conhecer a realidade escolar para
transformá-la, a fim de que ela se torne justa e humana,
é uma premissa de seu trabalho. Portanto, a partir dessa
expansão do horizonte de atuação, o “aluno-problema”
não é mais uma questão abordada pelo serviço de
orientação educacional.
✂️ a) Certo ✂️ b) Errado