Texto associado. O tema negro não é único ou obrigatório, nem se transforma em uma camisa de força para o autor afro-descendente, o que redundaria em visível empobrecimento. Por outro lado, nada obriga que a matéria ou o assunto negro estejam ausentes da escrita dos brancos, atraídos desde cedo pela busca do exótico e da cor local. Nas primeiras décadas do Modernismo, auge da moda primitivista e negrista na literatura e nas artes de vanguarda, ocorrem inúmeras apropriações, incorporadas a textos hoje clássicos, apesar da advertência de Oswald de Andrade contra a “macumba para turistas”. Por isto mesmo, é preciso enfatizar que a adoção da temática afro não deve ser considerada isoladamente e, sim, em sua interação com outros fatores, como autoria e ponto de vista.
Eduardo de Assis Duarte. Literatura afro-brasileira: um conceito em construção . In : Estudos de literatura brasileira contemporânea , n.º 31, 2008, p. 14 (com adaptações).
Considerando o texto acima e os diversos aspectos relacionados à literatura afro-brasileira, julgue o item. No final do século XIX, obras como O bom crioulo e
O cortiço, identificadas pela historiografia como
naturalistas, trouxeram não só aquilo que o autor do
texto chama de tema negro, mas também a autoria e o
ponto de vista afro-descendentes.
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