Texto associado.
Os esquemas clássicos do ciclo do planejamento apresentam os seguintes “passos”: planejar, executar, avaliar. Temos restrições a essa abordagem por entendermos que a execução não pode estar separada do que foi planejado, e a avaliação não é algo que ocorre apenas no fim; ao contrário, acompanha todo o processo de colocação em prática. Por isso, afirmamos que o ciclo do planejamento, na verdade, é elaborar e realizar interativamente, o que implica a avaliação – tanto no processo como no momento de conjunto –, ou seja, não pode haver – para não ser planejamento alienado – separação na execução com aquilo que foi planejado. Essa não desvinculação da ação com a intencionalidade caracteriza a práxis.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem
e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2002, p. 82, com adaptações.
A respeito dos componentes do processo de ensino relacionados ao planejamento pedagógico, julgue (C ou E) o item a seguir.
A prática do planejamento é uma ação independente do
currículo. O currículo é estabelecido de forma geral
para todas as escolas, enquanto o planejamento
pedagógico deve refletir as necessidades específicas da
instituição escolar.
- ✂️
- ✂️