Jean Piaget, Henry Wallon e Lev Vygotsky, cada qual em seu tempo e contexto, investigaram e construíram suas teorias relacionadas à aprendizagem das crianças e ao desenvolvimento humano. Suas ideias embasam práticas pedagógicas e, apesar de suas especificidades, apresentam pontos de convergência acerca da construção do conhecimento.
Considerando a relevância desses três teóricos no contexto educacional, julgue (C ou E) o item a seguir.
Suponha que, em uma brincadeira de faz de conta, um
grupo de crianças com diferentes níveis de abstração
vivencie uma situação de “cuidados da casa”, a qual
exija habilidades de organizar quem cuidará das
crianças menores, do preparo das refeições e da
limpeza, entre outras. Cada criança leva a própria
experiência para a brincadeira e, por meio da interação,
amplia suas habilidades sociais e seu vocabulário. É
possível considerar essa situação hipotética como um
exemplo do conceito de zona de desenvolvimento
proximal proposta por Vygotsky.
✂️ a) Certo ✂️ b) Errado