De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na
Perspectiva da Educação Inclusiva, assinale a opção que indica os
estudantes que demandam recursos pedagógicos diferenciados.
✂️ a) Com deficiência, ou seja, que têm impedimentos de longo
prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que
em interação com diversas barreiras, sofrem uma limitação de
sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade. ✂️ b) Com transtornos globais de desenvolvimento , ou seja, que
apresentam condições que afetam o comportamento, a
interação social e a comunicação, como a dislexia, o autismo e
o transtorno desintegrativo da infância. ✂️ c) Com altas habilidades , ou seja, que foram diagnosticados com
QI entre 90 e 109 e que, por isso, apresentam potencial
elevado em diversas áreas, demandando estratégias
desafiadoras de ensino para desenvolver plenamente suas
potencialidades. ✂️ d) Com superdotação , ou seja, que manifestam genialidade após
um aprendizado sistemático, desde que suas altas capacidades
sejam exercitadas na área a ser potencializada e com dispensa
para as demais áreas. ✂️ e) Com transtornos funcionais , ou seja, que apresentam elevada
criatividade e envolvimento na aprendizagem, mas necessitam
de cuidado especial para superar problemas como
disortografia, disgrafia, discalculia, e hiperatividade, entre
outros.