Entre os recursos pedagógicos para uma Comunicação Alternativa
e Ampliada constam o uso de gestos, sinais da língua de sinais,
expressões faciais, o uso de pranchas de alfabeto ou símbolos
pictográficos, comunicadores, assim como o uso de sistemas
sofisticados como o computador com voz sintetizada e tablets .
As afirmativas a seguir indicam corretamente aspectos que o
docente deve considerar para avaliar o aluno e a situação na qual
o recurso será utilizado, à exceção de uma. Assinale-a.
✂️ a) Níveis socioeconômicos e culturais da família: as com renda
bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário-mínimo
por pessoa devem ser privilegiadas. ✂️ b) Habilidades cognitivas: compreensão, expressão, nível de
escolaridade e fase de alfabetização. ✂️ c) Habilidades físicas do usuário: acuidade visual e auditiva;
habilidades perceptivas e motoras tais como preensão
manual, flexão e extensão de membros superiores. ✂️ d) Local : casa, escola ou comunidade em que o sistema será
usado e com quem será usado: pais, professores, amigos e
comunidade em geral. ✂️ e) Objetivo de utilização do recurso: ensino em sala de aula,
comunicação entre amigos e aspectos da compreensão e
expressão da linguagem do aluno a serem trabalhados.