Leia o texto a seguir.
Os estudos contemporâneos apontam novos rumos teóricos, tendo
como diferencial básico o papel interativo do avaliador no
processo, influenciando e sofrendo influências do contexto
avaliado. Esse fato confere ao educador uma grande
responsabilidade, por considerá-lo indelevelmente comprometido
com o objeto da avaliação e com a sua própria aprendizagem do
processo de avaliar. Para colocar a avaliação a serviço da ação
educativa é necessário refletir sobre os objetivos da prática
avaliativa, selecionar as modalidades pertinentes, identificar as
condições técnicas para sua realização, executá-la de modo
contínuo e compartilhado na escola e considerar a deontologia do
trabalho dos avaliadores.
Adaptado de HOFFMANN , J. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto
Alegre: Mediação, 2001, p. 18 e HADJI , C. Avaliação Desmistificada. Porto Alegre:
Artmed Editora, 2001, p. 82-84.
Com base no texto, assinale a opção que apresenta os deveres
éticos inerentes ao processo avaliativo proposto pelo docente.
✂️ a) Identificar as necessidades educacionais especiais para
planejar os recursos e as adaptações pertinentes, inserindo-as
no Projeto Político Pedagógico da Escola. ✂️ b) Elaborar relatórios na forma de questionários, folhas de
registro e fichas de avaliação que permitam aprimorar as
estratégias metodológicas para o ensino dos conteúdos
curriculares. ✂️ c) Diagnosticar as características funcionais e as demandas do
aluno para providenciar a remoção das barreiras
arquitetônicas, programáticas e metodológicas ainda
existentes. ✂️ d) Atentar para os princípios que devem presidir qualquer
atividade pedagógica, sobretudo os que revelam situações e
condições, como no caso da avaliação para a identificação das
necessidades educacionais de alunos, escolas e famílias. ✂️ e) Reservar espaços dialógicos para que os professores se
encontrem e analisem as necessidades educacionais especiais
dos alunos, trocando sugestões e buscando alternativas para o
enfrentamento das dificuldades existentes.