Leia o trecho a seguir de Maria Montessori a respeito de sua
experiência na Casa dei Bambini (Roma, 1907).
O método de observação há de fundamentar-se sobre uma só base:
a liberdade de expressão que permite às crianças revelar-nos suas
qualidades e necessidades, que permaneceriam ocultas num
ambiente adverso à atividade espontânea. Para tanto, urge
predispor as condições que tornam possível a manifestação dos
caráteres naturais da criança. Comecei, pois, a estudar um padrão
de mobília escolar que fosse proporcionada à criança e
correspondesse à sua necessidade de agir inteligentemente.
Mandei construir mesinhas de formas variadas, que não
balançassem, e tão leves que duas crianças de quatro anos
pudessem facilmente transportá-las; cadeirinhas, igualmente
leves, e que fossem uma reprodução, em miniatura, das cadeiras
de adultos, mas proporcionadas às crianças.
RÖHRS, Hermann (org.). Maria Montessori. Recife: Fundação Joaquim Nabuco,
Editora Massangana, 2010, p. 63.
Assinale a opção que apresenta corretamente o princípio da
pedagogia montessoriana analisado no trecho.
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️