Sobre a função do erro na avaliação formativa, leia o trecho a
seguir.
Enquanto a verificação dos conhecimentos adquiridos ao final de
um período (avaliação somativa ) implica na consideração do erro
como uma “falta” definitiva de algo (uma vez que não se pretende
voltar mais a ele), no enfoque da avaliação formativa , essa falta é
apenas momentânea. A falta apontada pelo erro é, então,
considerada como parte integrante do processo de aprendizagem.
CARVALHO , L. M. O.; MARTINEZ , C. L. P. Avaliação formativa: a autoavaliação do
aluno e a autoformação de professores . Ciência & Educação, v. 11. 2005.
Assinale a opção que reflete corretamente essa posição.
✂️ a) Deve ser minimizado ao máximo para garantir a compreensão
plena dos conteúdos. ✂️ b) É encarado como uma oportunidade para a reorientação,
auxiliando o aluno a progredir. ✂️ c) Reflete a responsabilidade do aluno em atingir os objetivos e,
quando persistente, exige punição. ✂️ d) É interpretado como um índice de desempenho que determina
se o aluno está apto a avançar. ✂️ e) É uma falha a ser corrigida antes da conclusão do processo,
garantindo que o aluno alcance o rendimento.