Questões Pedagogia Avaliação Educacional

Sobre a função do erro na avaliação formativa, leia o trecho a seguir.

Responda: Sobre a função do erro na avaliação formativa, leia o trecho a seguir. Enquanto a verificação dos conhecimentos adquiridos ao final de um período (


1Q1029525 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Sobre a função do erro na avaliação formativa, leia o trecho a seguir.

Enquanto a verificação dos conhecimentos adquiridos ao final de um período (avaliação somativa) implica na consideração do erro como uma “falta” definitiva de algo (uma vez que não se pretende voltar mais a ele), no enfoque da avaliação formativa, essa falta é apenas momentânea. A falta apontada pelo erro é, então, considerada como parte integrante do processo de aprendizagem.


CARVALHO, L. M. O.; MARTINEZ, C. L. P. Avaliação formativa: a autoavaliação do aluno e a autoformação de professores. Ciência & Educação, v. 11. 2005.

Assinale a opção que reflete corretamente essa posição.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.