A inteligibilidade é a capacidade de ter consciência do que se sabe,
do que se conhece, assim como do que se faz. Por vezes, vemos
alguém consertar alguma coisa e, então, perguntamos: “Por que
você agiu assim?” Ao que o outro responde: “A razão pela qual isso
funciona desse modo eu não sei, mas sei que é assim.”
Mecanicamente, sabe fazer alguma coisa, mas não sabe a razão
pela qual é necessário agir dessa forma. Nesse caso, não há
inteligibilidade na conduta.
LUCKESI, Cipriano, Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do
ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2021, p. 110.
Nas situações da prática de ensino, há atividades escolares em que
a noção de inteligibilidade, tal como definida pelo trecho acima, se
aplica.
Assinale a opção que expressa corretamente uma dessas
aplicações.
✂️ a) Na aula de matemática, a professora apresenta uma fórmula
que ajuda a solucionar uma equação. ✂️ b) Na aula de artes, a professora mostra como as cores
secundárias se compõem a partir das primárias. ✂️ c) Na aula de música, o professor solicita que se memorize a letra
do Hino à Bandeira. ✂️ d) Na aula de língua inglesa, a professora pede que se repita os
pronomes pessoais. ✂️ e) Na aula de educação física, o professor exige que se façam
alongamentos antes da prática de esportes.