Leia o trecho a seguir.
A necessidade das autoridades eclesiásticas por provas físicas dos
fenômenos sagrados faz parte de um fenômeno mais amplo já
observado pelos historiadores da espiritualidade feminina da Idade
Média tardia: a predominância das mulheres entre as santas
visionárias e a persistente tendência dos hagiógrafos masculinos
de traduzir as experiências místicas internas de suas sujeitas
femininas em sinais corporais perceptíveis, como estigmas, feridas
sangrentas, lactação e outros fenômenos místicos. Isto conferiu
uma importância especial aos corpos das mulheres santas, que
eram vistas como recipientes de seus poderes sobrenaturais, e
pode ser a razão pela qual os contemporâneos parecem ter
embalsamado os corpos das futuras santas mais frequentemente
do que os dos santos homens — um fato que ajuda a explicar a
restrição das anatomias sagradas, nesse período, a corpos
femininos. Por outro lado, esse foco nos corpos mortos das
mulheres santas parece também ter refletido uma necessidade
especial de prova por parte dos clérigos homens quando a
santidade feminina estava em questão.
Adaptado de PARK , Katharine. The secrets of Women: Gender,
Generation, and the Origins of Human Dissection . New York: Zone Books,
2006, pp. 58- 59.
Com base na leitura do trecho, é correto afirmar que um dos
elementos que explica a relação entre os corpos femininos e o
contexto da Idade Média tardia foi
✂️ a) a objetificação do corpo feminino, que passou a ser
compreendido como um objeto de desejo sexual masculino. ✂️ b) a suspeita do corpo feminino, que passou a ser compreendido
como um possível repositório de elementos sagrados. ✂️ c) o cientificismo sobre o corpo feminino, que passou a ser
compreendido como um objeto exclusivo do conhecimento
científico anatômico. ✂️ d) a mercantilização do corpo feminino, que passou a ser
compreendido como depósito de objetos com valor de
mercado. ✂️ e) a depreciação do corpo feminino, que passou a ser
compreendido como pecador em relação ao corpo masculino.