1Q1030530 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Suporte Pedagógico, SEEC RN, FGV, 2025Documentos como os Relatórios da Comissão Meira-Matos e do Grupo de Trabalho da Reforma Universitária, o Plano Atcon e os famigerados Acordos MEC/Usaid foram usados por personagens protagonistas desse processo. A exclusão da Filosofia do rol das disciplinas obrigatórias do 2° grau, assim como a inclusão da Educação Moral e Cívica (nomeada Organização Social e Política Brasileira no 3° grau), paralelamente ao caráter disciplinador da Educação Física, entendida como uma atividade irreflexiva, não devem ser vistas como medidas aleatórias desse período. BIOTO-CAVALCANTI, Patricia Ap. TEIXEIRA, Rosiley A. História da Educação Brasileira. Jundiaí, Paco editorial: 2013, p. 103. O trecho acima faz menção à educação brasileira nos anos de ditadura civil-militar. Uma característica educacional do período é ✂️ a) a submissão das diretrizes da escola ao mercado de trabalho. ✂️ b) a ênfase na formação humanística da juventude. ✂️ c) a prioridade na transmissão de conteúdos de cunho religioso. ✂️ d) o privilégio do ensino público em detrimento do privado. ✂️ e) a sofisticação da qualidade educacional para as camadas pobres. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro