O trecho a seguir descreve a execução de uma atividade no âmbito
do Projeto de Salvamento Arqueológico do sítio Topo do
Guararema, localizado no Vale do Paraíba, RJ.
O programa implantado no sitio Topo do Guararema foi dividido
em três fases contendo as seguintes ações: 1) abordagem de
apresentação e interpretação pública de forma oportunística
durante o curso da escavação arqueológica; 2) “O sítio em
exposição” – abordagem de apresentação e interpretação pública
realizada de forma sistemática durante cinco dias; 3) Oficina
Preservacionista – capacitação com enfoque conservacionista e
na responsabilidade do uso do conhecimento arqueológico
(formação de possíveis técnicos).
FERNANDES , T. C.; BROCHIER, L. L. A educação patrimonial na avaliação de impacto
ambiental: possibilidades de aplicação de uma perspectiva de arqueologia pública.
Revista Arqueologia Pública , vol. 5, nº 1[5], 2015.
O programa segue as diretrizes contemporâneas da educação
patrimonial, na medida em que
✂️ a) prioriza a formação de técnicos especializados, garantindo a
profissionalização da gestão do patrimônio arqueológico. ✂️ b) estabelece uma relação instrumental com o patrimônio,
utilizando-o como ferramenta pedagógica temporária. ✂️ c) integra aspectos de educação arqueológica, conscientização
pública e capacitação de pessoal. ✂️ d) adota práticas voltadas para o público acadêmico, com foco na
produção científica especializada. ✂️ e) explora o potencial do patrimônio arqueológico como
estratégia de desenvolvimento econômico local.