Na Escola Horizonte, a professora Marta decidiu integrar as
tecnologias digitais em seu plano de aula para trabalhar temas de
cidadania e participação social com seus alunos.
Ela planejou que, ao longo do semestre, os estudantes usariam
redes sociais e blogs para divulgar e discutir ações comunitárias,
como campanhas de arrecadação de alimentos e atividades
ambientais na escola. Marta explicou, também, a importância do
uso responsável e ético dessas plataformas e avaliou o impacto
social das tecnologias digitais.
Sobre o caso apresentado, de acordo com a LDB, assinale a opção
que indica o objetivo principal dessa prática na compreensão do
uso das tecnologias e da cultura digital no cotidiano escolar.
✂️ a) Facilitar o acesso a conteúdos digitais sem a necessidade de
reflexão crítica. ✂️ b) Estimular os alunos a utilizarem a internet exclusivamente
para tarefas escolares. ✂️ c) Aplicar as tecnologias digitais de modo consciente, ético e
crítico ao contexto escolar e social. ✂️ d) Substituir o ensino presencial por métodos exclusivamente
digitais, estimulando a modernização da escola. ✂️ e) Focar no uso das redes sociais e das tecnologias digitais para
divulgar e assimilar os conteúdos acadêmicos.