Leia o trecho a seguir.
As competências elementares não deixam de ter relação com os
programas escolares e com os saberes disciplinares: exigem noções
e conhecimentos de matemática, geografia, biologia, física,
economia, psicologia; supõem um domínio da língua e das
operações matemáticas básicas; apelam para uma forma de
cultura geral que também se adquire na escola. Uma parte das
competências que se desenvolvem fora da escola apela para
saberes escolares básicos (a noção de mapa, de moeda, de ângulo,
de juros, de jornal, de roteiro etc.) e para as habilidades
fundamentais (ler, escrever, contar).
Adaptado de PERRENOUD , P. Construir as competências desde a escola. ArtMed,
1999, p. 2.
A respeito da pedagogia por competências , assinale a afirmativa
correta.
✂️ a) O ensino é centrado na transmissão de conhecimentos úteis
para a progressão escolar. ✂️ b) O docente é o protagonista do processo de aprendizado, uma
vez que lhe cabe oferecer situações-problema que permitam o
aprendizado. ✂️ c) O trabalho individual é valorizado e estudado como um
processo singular em que o estudante experimenta, reflete e
constrói significados. ✂️ d) A avaliação relaciona-se diretamente com os conteúdos
escolares e objetiva medir os conteúdos memorizados e os
saberes aprendidos. ✂️ e) Os conteúdos fundamentam o desenvolvimento de
habilidades e atitudes específicas que permitem lidar com os
desafios da vida escolar e extraescolar.