Se as pedagogias ativas, centradas na criança, estabeleciam a
crítica à pedagogia tradicional a partir dos conhecimentos sobre a
criança produzidos pelas investigações do campo da biologia e da
psicologia evolutiva, uma Pedagogia da Infância compreende que
toda e qualquer ação educativa exige considerar as crianças e os
contextos socioculturais que definem sua infância. A Pedagogia da
Infância admite como pressuposto básico a criança como um
sujeito de direitos, com base na Convenção dos Direitos das
Crianças (1989).
Adaptado de https://gestrado.net.br/verbetes/pedagogia-da-infancia/
Para a Pedagogia da Infância ,
✂️ a) a Educação Infantil é uma etapa preparatória para o Ensino
Fundamental e é especializada em cuidar das crianças. ✂️ b) o conceito de criança é universal, sendo determinado pelos
contínuos avanços nas pesquisas da psicologia e da biologia. ✂️ c) a reapropriação de modelos educativos baseados no reforço
de habilidades intelectuais e psicomotoras é benéfico para o
desenvolvimento infantil. ✂️ d) a infância é uma categoria geracional, social e histórica,
atravessada pelas variáveis de gênero, classe, religião e etnia. ✂️ e) a interação durante o brincar permite ao docente observar em
que nível cada criança encontra-se em relação à meta
esperada de conhecimentos e habilidades.