Leia o trecho a seguir.
O insucesso escolar deveria suscitar a análise de causas dos
problemas que interferiram na aprendizagem, avaliando o peso
das condições escolares, familiares e individuais do aluno. O que se
constata é que, em vez disso, o comportamento mais comum
diante do fracasso escolar é a atribuição de culpas, que geralmente
provoca o afastamento mútuo. Para ilustrar essa questão,
colocamos lado a lado duas falas recorrentes nas entrevistas
realizadas para este estudo:
– Dos professores, ouvíamos: “os pais dos alunos que mais
precisam de ajuda são sempre os mais difíceis de trazer até a
escola”.
– Dos pais desses alunos que mais precisam, ouvíamos: “nós, que
mais precisamos de ajuda, somos os mais cobrados pelas escolas”.
E uns não escutam os outros.
CASTRO, J. M.; REGATTIERI, M. (orgs.). Interação escola-família:
subsídios para práticas escolares. Brasília: UNESCO, MEC, 2009.
O trecho acima versa sobre a relação entre a comunidade escolar
e as famílias dos alunos. Assinale a opção que reflete corretamente
o problema descrito.
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️