Uma professora do Ensino Fundamental percebe que seus
estudantes apresentam dificuldades em compreender frações.
Para lidar com esse desafio, ela decide utilizar recursos digitais
em sua prática pedagógica. Após pesquisar, opta por usar um
aplicativo de simulação interativa que permite aos estudantes
manipularem visualmente as frações em situações do cotidiano,
como dividir uma pizza ou medir ingredientes em uma receita.
Durante as aulas, ela propõe desafios com base nas simulações e
avalia o desempenho dos estudantes por meio de tarefas no
próprio ambiente digital, adaptando suas intervenções conforme
o progresso individual.
Diante desse cenário, qual atitude da professora representa
corretamente o uso das práticas pedagógicas com tecnologias
digitais?
✂️ a) Utilizar o aplicativo como ferramenta de reforço para os
estudantes com maior dificuldade, sem alterar a dinâmica da
aula tradicional. ✂️ b) Introduzir o aplicativo de forma pontual, como premiação
para estudantes que terminarem os exercícios antes dos
demais ou pelo menos da maioria. ✂️ c) Escolher o aplicativo digital de maneira aleatória, para tornar
a aula mais atrativa visualmente ou quando tiver visita do
Coordenador em sala. ✂️ d) Incorporar intencionalmente o recurso digital ao
planejamento didático, promovendo experiências de
aprendizagem significativas e personalizadas. ✂️ e) Substituir as explicações em sala pela entrega de tutoriais
sobre o uso do aplicativo, permitindo que os estudantes
aprendam sozinhos.