O professor planeja tratar com seus estudantes o tema da
Diáspora Africana e sua influência no Brasil. Para isso, ele
primeiramente lê com os estudantes o seguinte texto:
O Brasil é um país extraordinariamente africanizado. E só a
quem não conhece a África pode escapar o quanto há de africano
nos gestos, nas maneiras de ser e viver e no sentimento estético
do brasileiro. Por sua vez, em toda a outra costa atlântica se
podem facilmente reconhecer os brasileirismos. Há comidas
brasileiras na África, como há comidas africanas no Brasil.
Danças, tradições, técnicas de trabalho, instrumentos de música,
palavras e comportamentos sociais brasileiros insinuaram-se no
dia-a-dia africano. [...] Com ou sem remorso, a escravidão foi o
processo mais importante de nossa história. [...] O escravo ficou
dentro de todos nós, qualquer que seja a nossa origem.
COSTA E SILVA, ALBERTO DA. Um rio chamado Atlântico: a África no Brasil
e o Brasil na África. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 2003. Texto
adaptado. Após a leitura do texto, qual das atividades listadas a seguir, seria
eficiente, seguindo o conhecimento pedagógico do conteúdo,
para que os estudantes interajam com o tema proposto?
✂️ a) Exibir imediatamente depois da leitura do texto um
documentário sobre a história dos africanos e solicitar um
relatório individual sobre os documentos. ✂️ b) Pedir aos estudantes que leiam capítulo de livro didático
sobre a diáspora africana e escrevam em duplas uma redação
sobre o que leram. ✂️ c) Discutir sobre como as decisões do Brasil afetam a vida social,
seguida de atividade de construção de painéis comparativos
sobre produtos brasileiros exportados e produtos
estrangeiros importados. ✂️ d) Fazer uma apresentação sobre as regras econômicas que o
Brasil deve seguir, sem mostrar exemplos práticos ou
imagens. ✂️ e) Pedir que os estudantes escrevam um resumo de um capítulo
de um livro didático tratando da economia global antes de
introduzir o tema e seus conceitos.